1. Descrição
2. Aparições
As aparições do Mokele começaram a ser relatadas juntamente com as expedições feitas à África por colonizadores. Moradores locais já diziam ver a tal criatura em detalhes, mas só após a chegada dos europeus é que a lenda começou a se espalhar, ganhando a fama criptozoológica.
Temos, por exemplo, o relato do capitão Freiherr von Stein zu Lausnitz, que em 1913, enquanto implantava colônias alemães no atual Camarões, escreveu em seu diário a descrição de uma criatura que seus guias disseram ver:
"O animal é descrito como sendo de uma cor cinza-amarronzado, com pele lisa, o tamanho é quase que o de um elefante, ou pelo menos o de um hipopótamo. Dizem que tem um pescoço longo e flexível, e apenas um dente, mas bem longo; alguns dizem que é um chifre. Poucos falaram sobre a longa e musculosa cauda, parecida com a de um crocodilo. Contam que as canoas que se aproximam estão condenadas; o animal ataca as embarcações de uma vez e mata a tripulação, mas não come os corpos. A criatura vive em cavernas que foram lavadas pela água do rio, levando a argila de sua costa e deixando pontas afiadas. Dizem que sobre a costa uma vez por dia em busca de comida; sua dieta é totalmente de vegetais. Essa característica discorda da possível explicação de que seria um mito. A planta preferida me foi mostrada, é um tipo de "liana" com grandes flores brancas, com frutas leitosas e semelhantes à maçãs. No Rio Ssombo, me mostraram um caminho que diziam ter sido feito pelo animal quando este foi buscar comida. O caminho estava fresco e havia plantas, como a que foi descrita, por perto. Mas como há muitas trilhas feitas por elefantes, hipopótamos e outros grandes mamíferos, é impossível fazer uma análise particular com qualquer certeza."
No total, mais de 20 expedições foram feitas para encontrar o ser, no entando, a maioria delas foi um fracasso completo, mas algumas relataram com sucesso encontrar pegadas, ouvir sons e até mesmo ter avistado a criatura de longe (A maioria dessas aparições não contavam com a presença de câmeras, apenas uma expedição japonesa, de 1988, jura ter filmado o monstro, mas esta filmagem já foi considerada fraude oficialmente.)
A "busca" mais recente ao Mokele-Mbembe foi em 2009, quando a equipe do programaMonsterQuest (do canal The History Channel - Terças e Sábados, às 21hrs) foi à África tentar encontrar a criatura. O Mokele não foi oficialmente achado, mas a equipe encontrou uma caverna propícia para a moradia de tal criatura, e filmaram estranhas formas serpenteantes na água, como se algo grande e longo nadasse sob ela.
Mas, como sempre, suspeita-se abertamente das fotos. Apenas as das pegadas chegam próximas de serem plausíveis, mas sem nada confirmado.
Haveria mesmo um fóssil vivo na África?(Mais um, aliás, lembrem-se do Kongamoto), se sim...Haveria mais de um?
Lembrando que boa parte da floresta do Congo (e de muitas outras na África) são inexploradas pelo homem ainda, ou seja, é impossível saber o que se esconde por entre as árvores, dentro de cavernas escuras, ou na parte mais profunda do Rio Congo.

pegada da criatura

suposto mokele mbembe atravessando um rio