quarta-feira, 1 de maio de 2013

Curiosidades sobre Ursos Pandas.



 Existem dois tipos de urso panda, o panda-pequeno e o urso-panda-gigante. O pequeno é também chamado de panda-vermelho, por conta de sua pelagem avermelhada, e fica da altura de um gato grande. Já o panda-gigante chega a medir 1,80 m e a pesar 160 kg.

Os pandas habitam os bosques de bambu do oeste da China e do Himalaia. Eles se alimentam dos brotos dos bambus.
 Animal símbolo da China, o Panda infelizmente corre o risco de desaparecer. Restam apendas 1.600 pandas selvagens nas montanhas isoladas do país oriental. Uma reserva ambiental, chamada Sichuan, no centro da China, foi criada há 28 anos para preservar e estimular a reprodução desses belos animais.
 A gestação de um panda pode demorar 135 dias. Quando nascem dois filhotes, a mãe é meio desnaturada, opta por cuidar de um só. Na natureza, um acabaria morrendo, mas protetores dos animais em cativeiro fazem de tudo para cuidar dos filhotes, já que os pandas estão ameaçados de extinção.
 Os pandas passam a maior parte do tempo comendo por um motivo fácil de explicar: os bambus dos quais se alimentam é nutricionalmente pobre. Por isso, eles não podem gastar muita energia.
 Ao contrário de outros ursos, o panda é muito dócil e recatado. Ele só ataca quando fica demasiadamente irritado ou está em estado de sonolência.
 Em chinês, os pandas são chamados de "Da xiong mao", que, traduzindo, significa "urso-gato".